2024/06/18Eventos
Foi efetuada no dia 18 de junho a terceira visita técnica de acompanhamento do SAAF-Forestis, às entidades parceiras Associação Florestal do Concelho de Góis e Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil.
Na Associação Florestal do Concelho de Góis foram monitorizados dois SAAF, que se encontram na fase de relatório final. Um dos serviços foi solicitado pelo proprietário florestal de uma plantação de eucalipto clonado, com 4 anos e com necessidades nutricionais. Além do aconselhamento prestado ao nível da fertilização do solo, também foi possível promover o aconselhamento do serviço Base+Extra nesta exploração.
O outro SAAF envolveu um povoamento adulto irregular de sobreiro localizado junto a uma via e a um aglomerado populacional, onde foi possível identificar algumas não conformidades na implementação de faixas de gestão de combustível, entretanto já resolvidas.
O serviço de aconselhamento monitorizado na parceira Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil incidiu numa exploração agro-florestal que apresentava inconformidades ao nível do Equipamento de Proteção Individual. O aconselhamento abordou as normas relativas à segurança no trabalho, designadamente o devido uso dos equipamentos florestais e a sua manutenção preventiva, que são fundamentais para reduzir o risco de acidentes e garantir a sua boa operacionalidade.
Saliente-se que a Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil já realizou todos os SAAF que se propôs executar nesta campanha.