Parceiros

Comissão Europeia

A Forestis – Associação Florestal de Portugal é uma federação florestal de âmbito nacional, de utilidade pública, sem fins lucrativos fundada em 1992, com o intuito de apoiar ativamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.

A AFACC - Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em Junho de 2000. Tem sido a sua principal tarefa incentivar e ajudar os proprietários florestais no desenvolvimento sustentado dos recursos florestais e dos espaços a eles associados.

A Associação Florestal do Baixo Vouga é uma associação privada, sem fins lucrativos, que surge da necessidade de unir os proprietários florestais em prol de um aproveitamento sustentado da Floresta.

A AFCÁVADO - Associação Florestal do Cavado foi fundada em 1996, tendo como principais objetivos promover a união entre os proprietários florestais para que os seus interesses tenham um porta-voz legítimo, bem como oferecer aos seus associados apoio técnico que lhes permita gerir melhor as suas áreas florestais.

A AFCGóis - Associação Florestal do Concelho de Góis é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentado e sustentável da floresta, no Concelho de Góis.

A AFEDT - Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega é uma associação de proprietários e produtores florestais, fundada em 1996, com área de intervenção nos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende. A associação foi criada da necessidade de unir proprietários florestais de uma forma organizada e sustentável para a defesa da floresta e gestão florestal.

A AFEDVOUGA -  Associação Florestal de Entre Douro e Vouga é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 25 de setembro de 1997, que é constituída por um equipa com competências técnicas e formativas na área florestal e agrícola.

A AFLIMA - Associação Florestal do Lima é uma organização de proprietários e produtores florestais, fundada em 1994, que tem como área de intervenção os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

A AFLODOUNORTE - Associação Florestal do Vale do Douro Norte é uma instituição particular, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Não-governamental do Ambiente (ONGA). Constituída em 1997, a associação desenvolve várias ações que reforçam os laços entre os proprietários florestais, seus associados.

A AFLOPINHAL - Associação Florestal do Pinhal, com sede na Lousã, constituída a 20 de janeiro de 2001, é uma instituição particular, sem fins lucrativos, que tem como objeto criar um serviço de extensão florestal que vise o desenvolvimento florestal da região na perspetiva do desenvolvimento rural integrado.

A AFVALESOUSA - Associação Florestal do Vale do Sousa, constituída a 30 de março de 1994, tem como principal objetivo a criação de serviços com vista a apoiar os seus associados, no sentido de valorizar o seu património florestal, assim como ultrapassar dificuldades inerentes à atuação isolada dos mesmos.

A APFAM - Associação dos Produtores Florestais de Alvelos e Muradal nasceu em junho de 2001 apoiada pela Ação Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior (AIBT-PI), no âmbito do III QCA. Esta ação reconheceu ao setor florestal um papel fundamental no desenvolvimento desta região e como suporte de outras atividades económicas, como por exemplo o Turismo. A AIBT do Pinhal Interior envolve 21 concelhos e os fundos comunitários para o período 2001-2006.

A APFCARGANIL - Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Arganil desde a sua fundação tem procurando ganhar a confiança dos proprietários e produtores florestais, deste concelho contribuindo para uma gestão dinâmica e sustentada da floresta.

A APFCAN - Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré é uma associação sem fins lucrativos de proprietários florestais, que pretende dinamizar, proteger e rentabilizar os espaços florestais de forma a torna-los economicamente e ambientalmente sustentáveis.

A APFLOR - Associação dos Produtores e Proprietários Florestais do concelho de Pedrógão Grande foi constituída em 17 de maio de 2000 por um grupo de proprietários florestais interessados no desenvolvimento do concelho, através do ordenamento e gestão florestal sustentável.

A APFVMINHO - Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1996, tendo como principal objetivo uma melhor gestão e defesa da floresta do Vale do Minho, com base no associativismo florestal. Representa e presta apoio técnico florestal aos produtores florestais baldios e privados. Para isso conta com os conhecimentos de uma equipa especializada, com duas técnicas licenciadas em Engenharia Florestal.

A ARBOREA – Associação Florestal da Terra Fria Transmontana é uma associação sem fins lucrativos criada em 1997, como intuito de apoiar os seus associados na gestão das suas florestas. Atendendo às atividades que desenvolve na área ambiental, em 2010, foi reconhecida como Organização Não-Governamental do Ambiente (ONGA).

A ASVA - Associação dos Silvicultores do Vale do Ave é uma associação de Proprietários/Produtores Florestais sem fins lucrativos, constituída em 31 de agosto de 1998, com o intuito de envolver os proprietários florestais, os Baldios, as Cooperativas Agrícolas, os Municípios e as Juntas de Freguesia de forma a melhorar a gestão e a defesa da floresta do Ave.

A CELFLOR - Associação de Produtores Florestais foi fundada em julho de 1994 e desde então tem mostrado ser uma associação consolidada no terreno, com muito trabalho realizado ao longo destes anos.

A PORTUCALEA - Associação Florestal do Grande Porto é uma Associação sem fins lucrativos que presta extensão florestal e apoio técnico de forma gratuita a todos os interessados. Os seus associados beneficiam ainda de inúmeras serviços técnicos.

A RIBAFLOR - Associação Florestal das Terras de RibaDouro é uma Associação, sem fins lucrativos, criada em 2001, constituída por proprietários florestais, que tem como principal objetivo a gestão conjunta de áreas dos seus associados, tornando-as rentáveis e menos suscetíveis ao risco de incêndio.

A URZE - Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela é uma associação sem fins lucrativos, criada em agosto de 1999, com o objetivo de promover a reflorestação e a prestação de acessória técnica no âmbito florestal, contribuindo para elaboração de políticas florestais sustentáveis, ao apoiar e propor linhas e projetos que respondam às necessidades dos proprietários e que melhorem a estrutura da propriedade florestal, por forma a obter-se uma gestão sustentável dos recursos florestais, bem como, para a conservação da natureza e a proteção do ambiente nos espaços florestais, valorizando as suas funções ambientais, paisagísticas, culturais e sociais.

O Alto da Broca - Associação de Produtores Florestais tem por objetivo a eficácia da gestão, defesa e valorização dos recursos agro-florestais da sua área de intervenção, bem como, potenciar o aproveitamento dos recursos cinegéticos, aquícolas, de turismo e de lazer. Presta assistência técnica e representa os seus associados junto da administração pública e demais entidades, procurando desta forma fomentar a sustentabilidade do meio florestal.